Classicismo Francês, um movimento intencionalmente rígido
Heranças:
- Atores e atrizes juntos;
- Teatros com teto;
- Textocentrismo;
- Ator declamador;
- Valorização da comédia;
- Público pagante.
- Reescrituras das tragédias gregas, atenuadas;
- Teatro Elisabetano é visto como um teatro bárbaro;
- Teatro dos palácios e salões;
- “Arte Poética”, de Nicolas Boileau: manual estético da doutrina clássica; propõe as regras do bem escrever;
- Adota os princípios da “Poética” de Aristóteles;
- Lei da verossimilhança;
- O belo como condição indispensável;
- Adota a regra das três unidades;
- Desprezo pela arte que se aproxime do popular;
- Texto rígido, contido, metrificado e rimado;
Principais autores:
CORNEILLE:
- Escreve Medeia, uma imitação clássica e outras tantas;
- Escreve O Cid, seu texto mais célebre e inverossímil – torna-se um dos principais textos do chamado neoclassicismo francês;
- Entre o Cid e suas últimas obras, sua dramaturgia tornou-se cada vez mais rígida.
RACINE:
- Seu talento transformou as restrições em vantagens;
- Foi o poeta do coração feminino;
- Escreve Fedra, o mais importante texto clássico deste movimento, tornou-se o “grande desafio às carreiras de grandes atrizes em todo o mundo; Isadora Duncan, Sarah Bernard, Fernanda Montenegro e tantas outras a representaram;
- Tem sua carreira encerrada por intrigas da corte;
- Se torna um fervoroso jansenista;
MOLIÈRE:
- Maior dramaturgo cômico da França;
- Sua companhia teve sucesso ininterrupto;
- Teve a Corte e o público comum ao seu lado; apesar de polemista;
- Foi ator, o que era muito mal visto na época e que o impediu de ser enterrado com as honras que lhe seriam devidas;
- Sua irreverência com a igreja resultou em uma obra-prima: Tartufo, no entanto a obra ficou proibida por mais de cinco anos;
- Dentre tantas, podem ser consideradas principais peças: Escola de Mulheres, Escola de Maridos, Tartufo, O doente Imaginário, As preciosas ridículas, O avarento, O burguês fidalgo, Anfitrião, O misantropo e Dom Juan.
DIDEROT:
- Dirige a Encyclopèdie, junto com D’Alambert – se propõe a tornar o saber mais acessível;
- Notabilizou-se como teórico de teatro;
- Afirma que a submissão às regras é a morte do gênio;
- Propõe resgatar o espetáculo no teatro;
- Combate o textocentrismo dos neoclássicos;
- Combate um teatro de grandes poetas, seduzidos por achados poéticos e grandes efeitos declamatórios.
- Criador do “drama burguês”- Escreve o “Paradoxo do Comediante” uma espécie de texto teórico sobre o ator.